Arquivo TJSE - Desa Marilza Maynard Salgado de Carvalho

image00028.jpg

Área de identificação

Código de referência

BR BR SEAGJSE TJSE BR SEAGJSE TJSE-TJSE-TJSE-TJSE-2023-06-01/312-2023-06-01/356-TJSE

Título

Desa Marilza Maynard Salgado de Carvalho

Data(s)

  • 2005-02-02 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Arquivo em JPG, Imagem.

Área de contextualização

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Marilza Maynard Salgado de Carvalho, filha de Ulisses Maynard e Rachel Dantas Maynard, nasceu na Cidade de Laranjeiras, Estado de Sergipe, no dia 10 de março de 1945. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Sergipe. Participou de vários Simpósios sobre Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, mas começou a carreira no campo do Direito, em 1968, sendo Assistente Jurídica da Procuradoria Regional do Instituto do Açúcar e do Álcool no Estado de Sergipe, cargo que ficou até 1971, quando ingressou na magistratura, sendo nomeada Juíza de Direito da Comarca de Neópolis, removida, a pedido, para a Comarca de Simão Dias, em 1975, até que em 1977 foi transferida para a Comarca sendo Itabaiana. Em 1979 foi designada para assumir a Comarca de Laranjeiras, sendo nesse mesmo ano removida para a 4ª Vara Criminal de Aracaju, passando para a 9ª Vara Cível, em 1980, onde permaneceu até 1997. Concomitantemente a magistratura lecionou Direito Civil na Universidade Tiradentes, a partir de 1985 e Processo Civil I, II e III, Prática Comercial, Direito Eleitoral e Direito Comercial, como integrante do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe - UFS, a partir de 1989. Em 1991 foi designada para compor a Turma Julgadora dos Juizados Especiais de Pequenas Causas e nesse mesmo ano compôs como juíza, o quadro do Tribunal Regional Eleitoral - TRE, função na qual permaneceu até 1992, quando assumiu a coordenado- ria de Estágio de Prática Forense e Organização Judiciária do Departamento de Direito da UFS. Em 1993, volta ao TRE como Juíza Corregedora. Foi Juíza Eleitoral da 15ª Zona com sede em Neópolis, da 22ª, com sede em Simão Dias, da 9ª Zona em Itabaiana, além da 1ª e 27ª Zonas de Aracaju.
Entre 1995 e 1997 foi designada para compor várias Comissões, a exemplo daquele que tratou do Processo de Regularização da Comarca de Aracaju em 1995; da Comissão que acompanhou a instalação e o funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da correição da Comarca da Cidade de Nossa Senhora Socorro em 1996. Em 1997, foi nomeada, pelo critério do merecimento, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Em 1999 foi Diretora da Escola Superior de Magistratura - ESMESE, lecionando entre 1999 e 2001 Processo Civil. Compôs, como Corregedora, a Mesa presidida pelo Desembargador José Antonio de Andrade Góes, tendo como Vice-presidente o desembargador José Artêmio Barreto. Em dezembro de 2004 foi eleita Presidente do Tribunal, e nesta condição assumiu, provisoriamente, o Governo do Estado, em março de 2006.
É membro da Comissão Nacional de Racionalização CNR/AMB desde 1991; membro do Conselho Fiscal e da Comissão de Patrimônio da Associação dos Magistrados de Sergipe, sendo sua secretaria no 1976-1977; sócia honorária do Instituto Sergipano de Estudos Tributários - ISET; sócia honorária do Instituto Brasileiro de Família -IBDFAM,
Foi homenageada com a Comenda Aliomar Baleeiro, outorgada pelo Instituto Sergipano de Estudos Tributários -, com a Medalha da Ordem do Mérito Aperipê, outorgada pelo Governador do Estado de Sergipe em 2002; com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Tobias Barreto, no grau de Grande Oficial, outorgada pela Câmara Municipal de Aracaju em 2005, com a Medalha da Ordem do Mérito Serigy, outorgada pelo Município de Aracaju em 2005 e com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe em 2006.
Texto extraído do Livro "Dicionário biográfico dos Desembargadores do Poder Judiciário de Sergipe 1892-2008".

Referência:
Sergipe. Poder Judiciário. S484p. Dicionário biográfico dos Desembargadores do Poder Judiciário de Sergipe 1892-2008 / Org. Ana Maria Fonseca Medina. Colab. Raylane Navarro Barreto; Eugênia Andrade Vieira da Silva. Aracaju: TJ: Sercore Artes Gráficas, 2008. 224p.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa gerado

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Livros de Atas de Posse dos Presidentes.
Livros de Atas de Posse dos Desembargadores.
Termos de Compromissos dos magistrados.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Documento descrito por Mateus Freire de Santana

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados