Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2001-02-01 (Produção)
Nível de descrição
Arquivo
Dimensão e suporte
Arquivo em JPG, Imagem.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
José Antonio de Andrade Góes, filho de Gumercindo Góes e Elizete de Andrade Góes, nasceu na Cidade de Frei Paulo, Estado de Sergipe, no dia 11 de fevereiro de 1943. Bacharelou- se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Sergipe, em 1967. Em 1970 foi nomeado Juiz de Direito da Comarca de Tobias Barreto de onde sai, no ano seguinte para a Comarca de Laranjeiras. Em 1974 é designado substituto das Comarcas de São Cristóvão e da 3a Vara Cível de Aracaju, voltando em 1975 para a Comarca de São Cristóvão, permanecendo ali até 1977 quando é nomeado Juiz de Direito de Estância, sendo, nesse mesmo ano, Juiz substituto de Itabaianinha, até que em 1978 é removido para Aracaju, e assume a 7ª Vara Cível da Capital, sendo novamente Juiz substituto, da 1a Vara Cível em 1979, da 2ª Vara Cível em 1979, da 9" Vara Cível em 1981, da 4ª Vara Cível de 1982 a 1984, da 3ª Vara em 1984, todas em Aracaju. Nesse mesmo ano participa, como Juiz, dos quadros do Tribunal Regional Eleitoral - TRE ficando até 1988. Em 1994 foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, assumindo em 1996 a Direção da Escola Superior de Magistratura do Estado de Sergipe e no ano seguinte a vice- presidência do Colégio Nacional de Corregedores do Brasil e a Corregedoria Geral da Justiça, função que exerce até 1999 quando é empossado Presidente do TRE e Vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, com mandato até 2001. No dia 13 de dezembro de 2001 é eleito Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, tendo o Desembargador José Artêmio Barreto como Vice e Marilza Maynard Salgado de Carvalho como Corregedora. Foi membro ativo da AMASE e seu Presidente, no biênio 1982-1983. Foi homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Serigy, em grau de Grande Oficial, outorgada pelo Prefeito João Augusto Gama da Silva em 1998, e com a Medalha Desembargador Antonio Xavier de Assis Júnior, outorgada pela Associação dos Magistrados de Sergipe - AMASE, em 2001.
O Desembargador José Antonio de Andrade Góes foi, também, Presidente da Comissão de Instalação e Funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Diretor da Escola Permanente de Corregedores Gerais do Brasil, Presidente do Colégio Nacional de Corregedores do Brasil, e, ainda, Professor no Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe.
Morreu no dia 21 de junho de 2003, em Aracaju, sendo sepultado no Cemitério Colina da Saudade.
Texto extraído do Livro "Dicionário biográfico dos Desembargadores do Poder Judiciário de Sergipe 1892-2008".
Referência:
Sergipe. Poder Judiciário. S484p. Dicionário biográfico dos Desembargadores do Poder Judiciário de Sergipe 1892-2008 / Org. Ana Maria Fonseca Medina. Colab. Raylane Navarro Barreto; Eugênia Andrade Vieira da Silva. Aracaju: TJ: Sercore Artes Gráficas, 2008. 224p.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Galeria dos Ex-Presidentes: https://www.tjse.jus.br/portal/poder-judiciario/ex-presidentes
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Livros de Atas de Posse dos Presidentes.
Livros de Atas de Posse dos Desembargadores.
Termos de Compromissos dos magistrados.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- ARQUIVO JUDICIÁRIO (Colaborador)
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Documento descrito por Maria Margarida Silva Santos